RECEITAS DELICIOSAS E FÁCEIS DE FAZER
pave de chocolate

8 Dicas para Fazer um Pavê de Chocolate Delicioso e Surpreender a Todos

Rate this post

O pavê de chocolate é uma sobremesa clássica que agrada a todos os paladares. É fácil de fazer, leva ingredientes simples e tem uma textura cremosa e um sabor irresistível.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um pavê de chocolate perfeito, com dicas, truques e curiosidades sobre essa receita. Vamos lá?

O que é pavê de chocolate?

O pavê é uma sobremesa feita com camadas de biscoitos tipo champagne ou maisena, umedecidos em leite ou licor, e um creme de chocolate, que pode ser feito com leite condensado, creme de leite, chocolate em pó ou derretido, ou ainda com uma mistura de todos esses ingredientes.

O pavê pode ser coberto com chantilly, raspas de chocolate, nozes, cerejas ou o que mais você preferir.

Dica extra: O nome pavê vem do francês pavage, que significa pavimento, pois as camadas de biscoitos e creme lembram as pedras usadas para pavimentar as ruas.

Como fazer pavê de chocolate: receita simples e rápida

BOLO DE

Para fazer um pavê de chocolate delicioso, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 pacote de biscoito champagne ou maisena
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de licor de chocolate (opcional)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 3 xícaras de leite
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Chantilly, raspas de chocolate, nozes ou cerejas para decorar

Modo de preparo

  1. Em um prato fundo, misture o leite e o licor de chocolate. Umedeça os biscoitos nessa mistura e forre o fundo de um refratário retangular médio. Reserve.
  2. Em uma panela, misture o leite condensado, o amido de milho, o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e o creme de leite. Mexa bem até ficar homogêneo.
  3. Despeje o creme de chocolate sobre os biscoitos, espalhando bem com uma espátula. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
  4. Decore o pavê de chocolate com chantilly, raspas de chocolate, nozes ou cerejas a gosto. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Dica extra: Você pode variar o sabor do pavê de chocolate, usando biscoitos de coco, de chocolate ou de baunilha, e acrescentando frutas, castanhas, doce de leite, coco ralado ou outros ingredientes ao creme ou à cobertura.

A origem do pavê de chocolate

8 Dicas para Fazer um Pavê de Chocolate Delicioso e Surpreender a Todos

O pavê é uma adaptação brasileira do tradicional pavê francês, que é uma sobremesa feita com biscoitos tipo boudoir (semelhantes aos champagne), embebidos em calda de frutas ou licor, e um creme à base de ovos, leite e açúcar, aromatizado com baunilha, café, chocolate ou outros sabores. O pavê francês costuma ser decorado com frutas cristalizadas, amêndoas ou pistaches.

O pavê surgiu no Brasil no século XX, provavelmente inspirado pelo sucesso do brigadeiro, outro doce à base de chocolate que foi criado no país. O pavê de chocolate se tornou uma das sobremesas mais populares e versáteis da culinária brasileira, sendo servido em diversas ocasiões, como festas, almoços, jantares ou lanches.

Dica extra: O pavê francês tem origem no século XIX, e seu nome é uma homenagem ao arquiteto francês Georges-Eugène Haussmann, que foi responsável pela reforma urbana de Paris, criando os famosos boulevards pavimentados com pedras.

Acompanhamentos para o pavê de chocolate

O pavê é uma sobremesa que combina com diversos acompanhamentos, que podem realçar ou contrastar o seu sabor. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para o pavê de chocolate:

  • Sorvete de creme: O sorvete de creme é um clássico que harmoniza perfeitamente com o pavê de chocolate, trazendo uma textura gelada e suave, que equilibra o doce e o cremoso do pavê. Você pode servir o sorvete de creme ao lado do pavê, ou colocar uma bola sobre cada fatia, criando uma sobremesa ainda mais irresistível.
  • Café: O café é uma bebida que realça o sabor do chocolate, criando uma combinação aromática e estimulante. Você pode servir o café quente ou gelado, com ou sem açúcar, leite ou chantilly, de acordo com a sua preferência. O café é ideal para acompanhar o pavê de chocolate em um lanche da tarde ou após uma refeição.

Dica extra: Outros acompanhamentos que podem combinar com o pavê de chocolate são: frutas vermelhas, como morango, framboesa ou cereja, que trazem um toque ácido e refrescante; vinho do porto, que é um vinho doce e encorpado, que contrasta com o amargo do chocolate; ou chantilly, que é uma cobertura leve e aerada, que suaviza o pavê.

Você sabia que o chocolate pode fazer bem para a saúde?

O chocolate é um alimento que muitas pessoas adoram, mas que também costumam evitar por achar que faz mal para a saúde. No entanto, você sabia que o chocolate pode trazer alguns benefícios para o seu organismo, se consumido com moderação e na versão mais pura?

O chocolate é feito a partir do cacau, que é uma fonte de antioxidantes, flavonoides, magnésio, ferro, zinco e outros nutrientes. Essas substâncias podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, a melhorar o humor, a proteger o coração, a regular a pressão arterial, a estimular o cérebro e a fortalecer o sistema imunológico.

Mas atenção: nem todo chocolate é igual. O chocolate ao leite e o chocolate branco contêm mais açúcar, gordura e aditivos, que podem anular os benefícios do cacau. Por isso, o ideal é optar pelo chocolate amargo, que tem pelo menos 70% de cacau na sua composição, e consumir no máximo 30 gramas por dia.

Dica extra: Você pode usar o chocolate amargo para fazer o seu pavê de chocolate, substituindo o chocolate em pó por 200 gramas de chocolate amargo derretido em banho-maria. Assim, você vai ter uma sobremesa mais saudável e saborosa.

Dicas úteis de especialistas para fazer um pavê perfeito

Fazer um pavê não é difícil, mas alguns detalhes podem fazer a diferença entre um pavê bom e um pavê incrível. Por isso, confira algumas dicas úteis de especialistas para fazer um pavê de chocolate perfeito:

  1. Escolha bem os biscoitos: Os biscoitos são a base do pavê de chocolate, e devem ser crocantes e firmes, para não se desmancharem no creme. Os biscoitos tipo champagne ou maisena são os mais indicados, mas você também pode usar biscoitos de coco, de chocolate ou de baunilha, se preferir.
  2. Umedeça os biscoitos na medida certa: Os biscoitos devem ser umedecidos em leite ou licor, para ficarem macios e saborosos, mas não devem ficar encharcados, para não perderem a textura e a forma. O ideal é mergulhar rapidamente os biscoitos na mistura líquida, e escorrer o excesso antes de colocá-los no refratário.
  3. Faça um creme de chocolate cremoso e brilhante: O creme de chocolate é a parte mais importante do pavê de chocolate, e deve ser feito com ingredientes de qualidade, como leite condensado, creme de leite, chocolate em pó ou derretido, e manteiga. O creme de chocolate deve ser cozido em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar, e depois acrescentar a manteiga e o creme de leite, para ficar mais cremoso e brilhante.
  4. Monte o pavê de chocolate em camadas uniformes: O pavê de chocolate deve ser montado em camadas uniformes, alternando os biscoitos e o creme de chocolate, até preencher todo o refratário. A última camada deve ser de creme de chocolate, para cobrir bem os biscoitos e dar um acabamento mais bonito.
  5. Decore o pavê de chocolate com criatividade: O pavê de chocolate pode ser decorado com chantilly, raspas de chocolate, nozes, cerejas, ou o que mais você quiser. Use a sua criatividade e deixe o seu pavê de chocolate mais atraente e apetitoso.

Dica extra: Você pode fazer o pavê de chocolate com antecedência, e guardá-lo na geladeira até a hora de servir. O pavê de chocolate fica mais firme e saboroso depois de algumas horas na geladeira, e pode durar até 3 dias, se bem armazenado em um recipiente fechado.

Truques especiais e segredos culinários para um pavê incrível

Além das dicas úteis de especialistas, existem alguns truques especiais e segredos culinários que podem deixar o seu pavê ainda mais incrível. Veja alguns deles:

  1. Use biscoitos caseiros: Se você quiser dar um toque mais artesanal e personalizado ao seu pavê de chocolate, você pode fazer os seus próprios biscoitos, usando farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos e fermento. Você pode cortar os biscoitos em formatos diferentes, como corações, estrelas ou flores, e assá-los em forno médio por cerca de 15 minutos, até ficarem dourados e crocantes.
  2. Faça um creme de chocolate com café: Se você quiser dar um sabor mais intenso e sofisticado ao seu creme de chocolate, você pode adicionar uma colher de sopa de café solúvel ao leite condensado, antes de levar ao fogo. O café vai realçar o sabor do chocolate e criar uma combinação deliciosa.
  3. Faça uma cobertura de ganache: Se você quiser dar um brilho e uma cremosidade extra ao seu pavê de chocolate, você pode fazer uma cobertura de ganache, que é uma mistura de chocolate derretido e creme de leite. Você pode usar o mesmo chocolate que usou para fazer o creme, ou usar um chocolate de outro tipo, como branco ou meio amargo, para criar um contraste. Você só precisa derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, e depois misturar com o creme de leite, até ficar homogêneo. Depois, é só espalhar sobre o pavê de chocolate, e levar à geladeira para firmar.

Dica extra: Você pode fazer uma decoração especial para o seu pavê de chocolate, usando bicos de confeitar e sacos de confeitar, para fazer desenhos, letras ou flores com o chantilly, o ganache ou o creme de chocolate. Você também pode usar corantes alimentícios, para dar cores diferentes ao seu pavê de chocolate.

Como fazer pavê sem lactose?

O pavê é uma sobremesa que contém lactose, que é o açúcar presente no leite e nos seus derivados, como o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. A lactose pode causar intolerância em algumas pessoas, que têm dificuldade para digeri-la, e podem apresentar sintomas como dor abdominal, inchaço, gases, diarreia e náusea.

Mas isso não significa que quem tem intolerância à lactose não possa saborear um pavê de chocolate. Existem algumas formas de adaptar a receita, usando ingredientes sem lactose, que são facilmente encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais ou online.

Veja como fazer um pavê de chocolate sem lactose, usando os seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito sem lactose, de sua preferência
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de licor de chocolate sem lactose (opcional)
  • 1 lata de leite condensado de soja
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 3 xícaras de leite de amêndoas
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 caixinha de creme de leite de arroz
  • Chantilly vegetal, raspas de chocolate sem lactose, nozes ou cerejas para decorar

O modo de preparo é o mesmo da receita tradicional, apenas substituindo os ingredientes com lactose pelos sem lactose. O resultado é um pavê de chocolate sem lactose, que é tão gostoso quanto o original, e que pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose, ou por quem quer uma opção mais saudável e vegana.

Dica extra: Você pode usar outros tipos de leites vegetais, como o de aveia, o de castanha ou o de quinoa, para fazer o seu pavê de chocolate sem lactose. Você também pode usar outros tipos de adoçantes, como o mel, o açúcar mascavo ou o xilitol, para substituir o leite condensado de soja.

A piada clássica do pavê de chocolate

O pavê é uma sobremesa que também é conhecida por ser o motivo de uma piada clássica, que é repetida em muitas reuniões de família ou de amigos. A piada é a seguinte:

  • Alguém pergunta: “O que é isso que você trouxe?”
  • Outro responde: “É pavê de chocolate.”
  • O primeiro diz: “Pavê ou pacomê?”
  • O segundo diz: “Pacomê, é claro!”

A piada é um trocadilho com a palavra pavê, que pode ser entendida como uma pergunta: “Para ver ou para comer?” A graça da piada é que o pavê de chocolate é uma sobremesa tão gostosa, que não dá para resistir a comê-la.

A piada do pavê é tão antiga, que ninguém sabe ao certo quem foi o seu autor. Alguns dizem que foi um humorista famoso, outros dizem que foi um tio engraçado, outros dizem que foi um amigo brincalhão. O fato é que a piada do pavê de chocolate se tornou um clássico, que faz parte da cultura brasileira.

Dica extra: Você pode fazer a piada do pavê de chocolate quando for servir a sua sobremesa, para quebrar o gelo e arrancar algumas risadas. Mas cuidado: nem todo mundo acha a piada engraçada, e alguns podem se irritar com a repetição. Por isso, use a piada com moderação, e só com pessoas que você conhece bem e que têm senso de humor.

Participe da nossa Comunidade de entusiastas da culinária

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais receitas deliciosas e fáceis de fazer em casa como essa, você precisa conhecer a nossa comunidade de entusiastas da culinária do ZAP.

Junte-se agora à nossa comunidade e descubra um mundo de oportunidades e diversão que lhe esperam diariamente. Não perca tempo e venha fazer parte dessa família que ama cozinhar.

Você vem? 👇👇👇

Quero entrar na Comunidade do Zap

Dica extra: Ao se cadastrar no ZAP, você vai receber receitas deliciosas todos os dias, que vão te surpreender e encantar os seus convidados, além de participar de sorteios e poder ganhar brindes surpresas ao abrir as receitas. Não é incrível?

Conclusão: como fazer um pavê de chocolate delicioso e surpreender a todos

Neste artigo, você aprendeu como fazer um pavê de chocolate delicioso e surpreender a todos.

Você viu o que é o pavê de chocolate, como fazer a receita simples e rápida, a origem do pavê de chocolate, os acompanhamentos para o pavê de chocolate, a curiosidade sobre o chocolate, as dicas úteis de especialistas, os truques especiais e segredos culinários, a história engraçada da comunidade Receitas Prime, e como fazer o pavê de chocolate sem lactose. Você também conheceu a piada clássica do pavê de chocolate, que pode fazer você rir ou chorar.

O pavê de chocolate é uma sobremesa que pode ser feita em qualquer ocasião, e que pode agradar a todos os paladares. É fácil de fazer, leva ingredientes simples e tem uma textura cremosa e um sabor irresistível.

Você pode variar o sabor do pavê de chocolate, usando diferentes tipos de biscoitos, cremes, coberturas e decorações. Você também pode adaptar o pavê de chocolate para quem tem intolerância à lactose, ou para quem quer uma opção mais saudável e vegana.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e que faça o bolo de milho de lata na sua casa. Experimente e me conte o que achou! Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima e não deixe de conferir mais receitas como essa clicando aqui!

Entre para o nosso grupo do ZAP e pegue Receitas Exclusivas e Gratuitas que vão te surpreender.

Obrigado pela sua atenção, e até a próxima! 🥰

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sobre Min

    dani-helmer

    Dani Helmer

    Buscar Receitas

    INSCREVA-SE & SIGA

    JUNTE-SE À FAMÍLIA!

    Assine a Newsletter para receber as novas Receitas Deliciosas!
    Logo Receitas Prime
    CNPJ: 13.231.164/0001-71 Projeto Mantido por: Consumar Consultoria e Gestão Ltda
    © 2023 Receitas Prime. All rights reserved. receitasprime.com.br