Aroeira-vermelha
Aroeira-vermelha é uma árvore nativa do Brasil que pertence à família das Anacardiaceae e seu nome científico é Schinus terebinthifolius. Também é conhecida popularmente como pimenta-rosa, porque suas bagas têm sabor picante e aroma semelhante à pimenta. A árvore pode chegar a 10 metros de altura e é encontrada principalmente em regiões litorâneas, como a Mata Atlântica.
O nome Aroeira vem do tupi-guarani e significa “árvore que arde”. A palavra “vermelha” se refere à cor das bagas, que são vermelhas brilhantes quando maduras. A árvore é nativa do Brasil, mas também é encontrada em outros países da América Latina, como Argentina, Paraguai e Uruguai.
Existe uma infinidade de formas de usar a aroeira-vermelha na culinária, mas uma receita que merece destaque é o sorvete de aroeira-vermelha. Este sorvete é refrescante e tem um sabor único e levemente apimentado.
1. Lave bem as bagas de aroeira-vermelha e separe-as dos ramos.
2. Amasse levemente as bagas para liberar o aroma e sabor.
3. Em uma tigela, bata o creme de leite fresco até atingir o ponto de chantilly.
4. Adicione o leite condensado e açúcar a gosto e misture delicadamente.
5. Acrescente as bagas de aroeira-vermelha amassadas à mistura do sorvete.
6. Leve ao congelador por cerca de 6 horas ou até ficar consistente.
A aroeira-vermelha possui propriedades medicinais e é conhecida por suas ações anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. Além disso, é rica em vitamina C, ferro e cálcio. Essa árvore também é usada na produção de óleos essenciais e cosméticos naturais.
O aroma e sabor da aroeira-vermelha são amplamente usados na produção de bebidas, como licores, vinhos e destilados. Suas bagas são colhidas manualmente e através de processos de secagem são transformadas em especiarias que podem ser utilizadas em diversas preparações culinárias.