O que é Dadinho?
Dadinho é um termo muito conhecido no Brasil para se referir a um delicioso petisco de origem mineira. Trata-se de cubos de queijo coalho fritos, empanados com uma farinha bem crocante e temperada. Essa iguaria é apreciada por sua casquinha dourada e crocante por fora, e seu interior macio e derretido de queijo. É uma ótima opção para ser servido como aperitivo em festas, churrascos, happy hours ou até mesmo como entrada em um jantar especial. A palavra dadinho, nesse contexto, não tem relação com o brinquedo infantil, mas sim com a forma cúbica do petisco.
Origem
Os dadinhos de queijo coalho têm origem na culinária mineira, mais especificamente em bares e botecos de Belo Horizonte. A ideia de empanar e fritar o queijo coalho surgiu a partir do famoso “espetinho de queijo” muito comum em Minas Gerais, que consiste em grelhar o queijo coalho no espeto até que ele fique bem dourado e levemente crocante por fora. A partir dessa tradição, os dadinhos foram criados, trazendo uma versão ainda mais saborosa e irresistível do queijo coalho.
Recomendação de Receita
Uma das receitas mais clássicas e saborosas de dadinhos de queijo coalho é a que leva um delicioso molho de pimenta como acompanhamento. Você pode preparar os dadinhos seguindo estes passos:
1. Corte o queijo coalho em cubos de tamanho médio.
2. Prepare uma mistura de farinha de trigo, farinha de rosca, pimenta-do-reino, páprica e sal a gosto.
3. Empane os cubos de queijo nessa mistura, certificando-se de que eles estejam bem revestidos.
4. Aqueça uma frigideira com óleo suficiente para fritar os dadinhos.
5. Frite os dadinhos até que fiquem dourados e crocantes por fora.
6. Retire os dadinhos do óleo e coloque-os em papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
7. Sirva os dadinhos quentes acompanhados de um delicioso molho de pimenta.
Essa receita é uma ótima forma de apreciar os dadinhos de queijo coalho de forma rápida e prática. O molho de pimenta combina perfeitamente com a crocância e o sabor marcante do queijo, proporcionando uma explosão de sabores na boca.
Variações e Complementos
Além da receita tradicional, é possível criar variações deliciosas de dadinhos de queijo coalho. Você pode, por exemplo, adicionar ervas frescas picadas à mistura de empanamento, como salsinha, cebolinha ou manjericão, para dar um toque especial ao petisco. Outra opção é utilizar algum queijo diferente, como o provolone, para criar dadinhos com sabores mais intensos. E, para complementar o sabor, você pode servir os dadinhos com geleias de pimenta, chutney de frutas ou molhos de queijo.
Conclusão
Os dadinhos de queijo coalho são um verdadeiro sucesso entre os amantes da culinária brasileira. Seja como petisco ou entrada em um jantar, eles encantam com sua crocância irresistível e o sabor marcante do queijo. Experimente fazer essa receita em casa e surpreenda seus convidados com um petisco delicioso e fácil de preparar. Agora que você sabe o que são dadinhos, não deixe de aproveitar essa maravilha da gastronomia brasileira.