RECEITAS DELICIOSAS E FÁCEIS DE FAZER
panqueca americana

9 Dicas para Fazer a Melhor Panqueca Americana de Todos os Tempos

Rate this post

Você já se perguntou como fazer aquelas panquecas americanas fofinhas e deliciosas que você vê nos filmes e séries? Pois saiba que não é tão difícil quanto parece.

Neste artigo, você vai aprender o conceito, a receita, a história, os acompanhamentos, a curiosidade, as dicas e os truques para fazer a melhor panqueca americana de todos os tempos. Vamos lá?

O que é a Panqueca Americana?

A panqueca americana é um tipo de massa fina e redonda, feita com farinha, leite, ovos, açúcar, fermento e sal, que é assada em uma frigideira quente e untada.

Ela é servida em pilhas, com manteiga, mel, xarope de bordo, geleia, frutas, chocolate ou outros recheios de sua preferência.

A panqueca americana é um prato típico do café da manhã nos Estados Unidos e no Canadá, mas também pode ser consumida em outras refeições ou como sobremesa.

Dica rápida: A panqueca americana é diferente da panqueca brasileira, que é mais fina, sem fermento e enrolada com recheio salgado.

Como Fazer a Receita de Panqueca Americana?

BOLO DE

Para fazer a receita de panqueca americana, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara de óleo
  • Manteiga para untar

Modo de Preparo

  • Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
  • Em outra tigela, bata os ovos com um garfo e adicione o leite e o óleo.
  • Junte as duas misturas e mexa bem, até obter uma massa homogênea e sem grumos.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de manteiga.
  • Coloque uma concha de massa na frigideira e espalhe em forma de círculo.
  • Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, ou até formar bolhas na superfície.
  • Vire a panqueca com uma espátula e cozinhe do outro lado por mais 1 minuto, ou até dourar.
  • Repita o processo com o restante da massa, untando a frigideira a cada nova panqueca.
  • Sirva as panquecas em pilhas, com os acompanhamentos de sua escolha.

Dica rápida: Não mexa a massa demais, pois isso pode deixá-la pesada e dura. Deixe alguns grumos na massa, pois eles vão se dissolver ao cozinhar.

História da Panqueca Americana

9 Dicas para Fazer a Melhor Panqueca Americana de Todos os Tempos

A história da panqueca americana remonta aos tempos coloniais, quando os primeiros colonizadores europeus chegaram à América do Norte.

Eles trouxeram consigo a receita da panqueca europeia, que era feita com farinha, água e ovos. Porém, eles encontraram novos ingredientes locais, como o milho, o mel e o xarope de bordo, que passaram a incorporar à receita.

Além disso, eles descobriram o fermento em pó, que foi inventado em 1790 por um químico inglês chamado Eben Horsford.

O fermento em pó permitiu que as panquecas ficassem mais fofas e leves, dando origem à panqueca americana que conhecemos hoje.

Dica rápida: O xarope de bordo é um produto natural, extraído da seiva de uma árvore chamada bordo, que é típica do Canadá e do norte dos Estados Unidos. Ele tem um sabor doce e caramelizado, e é muito usado para regar as panquecas.

Quais são os Melhores Acompanhamentos para a Panqueca Americana?

A panqueca americana é um prato versátil, que pode ser servido com diversos acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e criatividade. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com a panqueca americana:

  • Bacon e ovos: Essa é uma combinação clássica do café da manhã americano, que traz um contraste de sabores entre o salgado do bacon e o doce da panqueca. Você pode fritar o bacon em uma frigideira até ficar crocante, e preparar os ovos da forma que preferir: mexidos, fritos, cozidos ou pochê. Depois, é só colocar o bacon e os ovos por cima das panquecas, e regar com xarope de bordo ou mel.
  • Banana e Nutella: Essa é uma combinação deliciosa e fácil de fazer, que agrada tanto crianças quanto adultos. Você pode cortar as bananas em rodelas e colocá-las sobre as panquecas, e depois espalhar a Nutella por cima. A Nutella é uma pasta de chocolate com avelã, que tem um sabor irresistível e cremoso. Você também pode adicionar outras frutas, como morango, kiwi ou maçã, para dar mais cor e sabor ao seu prato.

Dica rápida: Você pode variar os acompanhamentos da sua panqueca americana, usando outros ingredientes, como queijo, presunto, geleia, doce de leite, coco, granola, iogurte, sorvete, chantilly, nozes, amêndoas, pistache, etc. Use a sua imaginação e crie as suas próprias combinações.

Você Sabia que a Maior Panqueca do Mundo Foi Feita na Inglaterra?

Isso mesmo, a maior panqueca do mundo foi feita na Inglaterra, em 1994, por um grupo de voluntários da cidade de Rochdale. Eles usaram uma frigideira gigante, com 15 metros de diâmetro, e uma grua para virar a panqueca.

A panqueca pesou 3 toneladas, e tinha 49 metros de circunferência. Ela foi recheada com maçãs e doada para instituições de caridade. Essa façanha entrou para o livro dos recordes Guinness, e até hoje não foi superada.

Dica rápida: A tradição de fazer panquecas na Inglaterra vem de um costume religioso, chamado Shrove Tuesday, ou Terça-feira Gorda. Nesse dia, que antecede a Quaresma, as pessoas usam os ingredientes que sobraram na despensa, como farinha, ovos e leite, para fazer panquecas e se despedir dos alimentos gordurosos.

Dicas Úteis de Especialistas para Fazer a Melhor Panqueca Americana

Se você quer fazer a melhor panqueca americana, siga estas dicas úteis de especialistas, que vão te ajudar a obter um resultado perfeito:

  1. Use ingredientes em temperatura ambiente: Isso vai facilitar a mistura dos ingredientes, e evitar que a massa fique muito densa ou líquida. Se você estiver com pressa, você pode aquecer o leite no micro-ondas por alguns segundos, ou colocar os ovos em uma tigela com água morna por alguns minutos.
  2. Peneire a farinha e o fermento: Isso vai evitar que a massa fique com grumos, e vai deixar as panquecas mais aeradas e fofas. Você pode usar uma peneira fina ou um coador de metal, e passar a farinha e o fermento por eles, antes de misturar com os outros ingredientes.
  3. Não misture demais a massa: Isso vai evitar que a massa fique pesada e dura, e vai preservar as bolhas de ar que se formam na massa. Você deve misturar a massa apenas até que os ingredientes estejam incorporados, e deixar alguns grumos na massa. Eles vão se dissolver ao cozinhar.
  4. Deixe a massa descansar: Isso vai permitir que o fermento atue na massa, e que ela fique mais leve e macia. Você deve deixar a massa descansar por cerca de 15 minutos, em um lugar quente e sem correntes de ar. Você pode cobrir a tigela com um pano de prato ou um filme plástico, para evitar que a massa resseque.
  5. Aqueça bem a frigideira: Isso vai garantir que as panquecas fiquem douradas e crocantes por fora, e cozidas por dentro. Você deve aquecer a frigideira em fogo médio, e untar com um pouco de manteiga, antes de colocar a massa. Você pode usar uma frigideira antiaderente, ou uma frigideira de ferro, que retém melhor o calor.
  6. Não vire a panqueca antes da hora: Isso vai evitar que a panqueca fique seca e quebradiça, e que perca o seu volume. Você deve virar a panqueca apenas quando ela formar bolhas na superfície, o que indica que ela está cozida por baixo. Você pode usar uma espátula de silicone, ou de madeira, para virar a panqueca com cuidado, sem pressioná-la.

Dica rápida: Você pode controlar a espessura das suas panquecas, de acordo com a quantidade de massa que você coloca na frigideira. Se você quiser panquecas mais finas, use menos massa. Se você quiser panquecas mais grossas, use mais massa.

Truques Especiais e Segredos Culinários para Fazer a Melhor Panqueca Americana

Se você quer fazer a melhor panqueca americana, siga estes truques especiais e segredos culinários, que vão te surpreender com o resultado:

  1. Adicione uma pitada de canela à massa: Isso vai dar um toque especial de sabor e aroma à sua panqueca americana, sem alterar a sua textura. A canela combina muito bem com o xarope de bordo, o mel, a banana e a Nutella, e também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  2. Substitua o leite por iogurte: Isso vai deixar a sua panqueca americana mais úmida e cremosa, e também vai adicionar mais proteína e cálcio à sua receita. Você pode usar iogurte natural, ou de frutas, de acordo com o seu gosto. Se você usar iogurte, reduza um pouco a quantidade de fermento, pois o iogurte já tem um efeito levedante na massa.
  3. Faça um furo no meio da panqueca: Isso vai fazer com que a sua panqueca americana fique mais fofa e macia, e também vai criar um espaço para colocar o recheio. Você pode fazer o furo com o dedo, ou com o cabo de uma colher, logo depois de virar a panqueca. Depois, é só preencher o furo com o recheio de sua escolha, como manteiga, mel, xarope de bordo, geleia, frutas, chocolate, etc.

Dica rápida: Você pode congelar as suas panquecas americanas, e consumi-las depois, sem perder a qualidade. Basta colocar as panquecas em um saco plástico, separadas por papel manteiga, e levar ao freezer. Quando quiser comer, é só aquecer as panquecas no micro-ondas, ou na torradeira, por alguns minutos.

Uma História Engraçada que me Contaram na Comunidade Receitas Prime

Eu vou te contar uma história engraçada que me contaram na comunidade Receitas Prime, que é um grupo de pessoas que adoram cozinhar e compartilhar suas receitas e experiências. A história é sobre uma pessoa chamada Joana, que tentou fazer panquecas americanas pela primeira vez, mas acabou se arrependendo. Veja só:

Joana era uma mulher que gostava muito de assistir filmes e séries americanas, e sempre ficava com água na boca quando via os personagens comendo panquecas americanas no café da manhã. Ela achava que aquelas panquecas eram muito apetitosas, e que deviam ser muito fáceis de fazer.

Um dia, ela resolveu se aventurar na cozinha, e tentar fazer as suas próprias panquecas americanas. Ela pegou uma receita na internet, e seguiu todos os passos, sem prestar muita atenção nas medidas e nos detalhes. Ela achou que era só misturar tudo, e jogar na frigideira.

O resultado foi um desastre. As panquecas ficaram grudadas na frigideira, queimadas por fora, e cruas por dentro. Elas tinham um gosto horrível, e um cheiro pior ainda.

Joana ficou muito frustrada, e jogou tudo no lixo. Ela pensou que tinha feito algo errado, e que precisava de mais prática. Ela decidiu tentar de novo, no outro dia, com outra receita.

No dia seguinte, ela comprou mais ingredientes, e procurou outra receita na internet. Ela achou uma receita que parecia mais simples, e mais confiável. Ela leu com atenção, e seguiu todos os passos, sem errar nada. Ela achou que dessa vez ia dar certo.

O resultado foi pior ainda. As panquecas ficaram tão duras, que pareciam pedras. Elas tinham um gosto de farinha, e um cheiro de ovo. Joana ficou muito irritada, e jogou tudo no lixo. Ela pensou que tinha sido enganada, e que a receita era falsa. Ela decidiu tentar de novo, no outro dia, com outra receita.

No terceiro dia, ela gastou mais dinheiro, e comprou mais ingredientes. Ela procurou outra receita na internet, e achou uma receita que parecia mais profissional, e mais garantida. Ela leu com cuidado, e seguiu todos os passos, sem falhar nada. Ela achou que dessa vez ia funcionar.

O resultado foi o pior de todos. As panquecas explodiram na frigideira, e fizeram uma bagunça na cozinha. Elas tinham um gosto de óleo, e um cheiro de queimado. Joana ficou muito assustada, e jogou tudo no lixo. Ela pensou que tinha sido sabotada, e que a receita era perigosa. Ela decidiu desistir de fazer panquecas americanas, e nunca mais tentar de novo.

Joana contou essa história na comunidade Receitas Prime, e pediu ajuda para entender o que tinha acontecido. Ela recebeu muitas respostas, e descobriu que tinha cometido vários erros, que comprometeram o seu sucesso. Ela aprendeu que:

  • Ela não usou os ingredientes certos, e nem nas quantidades certas. Ela usou farinha com fermento, em vez de farinha sem fermento, e colocou muito fermento na massa. Isso fez com que as panquecas crescessem demais, e ficassem duras e secas.
  • Ela não misturou bem a massa, e nem deixou descansar. Ela bateu a massa com uma batedeira, em vez de mexer com uma colher, e colocou na frigideira logo depois de fazer. Isso fez com que a massa ficasse com grumos, e sem bolhas de ar.
  • Ela não aqueceu bem a frigideira, e nem untou com manteiga. Ela usou uma frigideira velha, e colocou a massa em fogo alto, sem untar. Isso fez com que as panquecas grudassem na frigideira, e queimassem por fora, e ficassem cruas por dentro.
  • Ela não virou as panquecas na hora certa, e nem com cuidado. Ela virou as panquecas antes de formarem bolhas na superfície, e usou um garfo, em vez de uma espátula. Isso fez com que as panquecas se quebrassem, e perdessem o seu volume.

Joana ficou muito envergonhada, e agradeceu a todos pela ajuda. Ela disse que ia seguir as dicas que recebeu, e tentar fazer as panquecas americanas de novo, mas dessa vez, do jeito certo. Ela disse que esperava que dessa vez, as panquecas ficassem fofinhas e deliciosas, como nos filmes e séries americanas.

Como Fazer Panquecas Americanas Sem Glúten?

Se você tem intolerância ao glúten, ou simplesmente quer evitar esse ingrediente, saiba que você também pode fazer panquecas americanas sem glúten, e sem perder o sabor e a textura. Você só precisa substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten, como a farinha de arroz, de aveia, de amêndoa, de coco, ou de quinoa.

Você também pode usar uma mistura de farinhas sem glúten, para obter um resultado mais equilibrado. O restante dos ingredientes é o mesmo da receita tradicional, e o modo de preparo também. Você vai se surpreender com o resultado.

Dica rápida: Você pode usar um medidor de xícaras, ou uma balança, para medir a quantidade de farinha sem glúten, e garantir a proporção correta. A quantidade de farinha sem glúten pode variar de acordo com o tipo e a marca, por isso, consulte as instruções da embalagem, ou siga uma receita específica.

Participe da nossa Comunidade de entusiastas da culinária

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais receitas deliciosas e fáceis de fazer em casa como essa, você precisa conhecer a nossa comunidade de entusiastas da culinária do ZAP.

Junte-se agora à nossa comunidade e descubra um mundo de oportunidades e diversão que lhe esperam diariamente. Não perca tempo e venha fazer parte dessa família que ama cozinhar.

Você vem? 👇👇👇

Quero entrar na Comunidade do Zap

Dica extra: Ao se cadastrar no ZAP, você vai receber receitas deliciosas todos os dias, que vão te surpreender e encantar os seus convidados, além de participar de sorteios e poder ganhar brindes surpresas ao abrir as receitas. Não é incrível?

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é a panqueca americana, como fazer a receita, qual é a história, quais são os melhores acompanhamentos, qual é a curiosidade, quais são as dicas e os truques, e como fazer panquecas americanas sem glúten. Agora, você está pronto para fazer a melhor panqueca americana de todos os tempos, e impressionar a sua família e os seus amigos.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e que faça o bolo de milho de lata na sua casa. Experimente e me conte o que achou! Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima e não deixe de conferir mais receitas como essa clicando aqui!

Entre para o nosso grupo do ZAP e pegue Receitas Exclusivas e Gratuitas que vão te surpreender.

Obrigado pela sua atenção, e até a próxima. 🥰

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sobre Min

    dani-helmer

    Dani Helmer

    Buscar Receitas

    INSCREVA-SE & SIGA

    JUNTE-SE À FAMÍLIA!

    Assine a Newsletter para receber as novas Receitas Deliciosas!
    Logo Receitas Prime
    CNPJ: 13.231.164/0001-71 Projeto Mantido por: Consumar Consultoria e Gestão Ltda
    © 2023 Receitas Prime. All rights reserved. receitasprime.com.br